Tendinite: sintomas e tratamento  

Não existem estatísticas que apontem as ocorrências exatas de tendinite no Brasil. Sabe-se, contudo, que é um problema muito frequente nos consultórios de Ortopedia e que atinge pessoas de todas as faixas etárias, sendo que os idosos e esportistas estão entre os mais acometidos.
A JK Ortopedia e Clínica da Dor, por entender que o diagnóstico precoce é o primeiro passo para garantir uma solução mais rápida, esclarece dois aspectos importantes sobre o assunto. Primeiro, os sintomas e, segundo, o tratamento.
A tendinite é definida como alteração da estrutura do tendão, que transmite a tração muscular ao osso e permite o movimento. A causa principal é o esforço repetitivo e excessivo. No nosso corpo, há vários tendões e qualquer um pode sofrer inflamação.
O principal sintoma é uma dor localizada, que piora quando é feito um movimento da região afetada. Veja os principais sinais e sintomas de alguns tipos de tendinite:
Nos ombros:
– dor ao mover o braço ou os ombros e apalpar o local.
Nos cotovelos:
– dor ao esticar e dobrar o braço;
– inchaço e rigidez.
Nos joelhos:
– dor ao fazer movimentos corriqueiros como andar, subir e descer degraus, e ao longo da prática de atividades físicas.
Nos pulsos e nas mãos:
– dor, inchaço e limitação dos movimentos.
A escolha do tratamento vai depender do nível do problema e das particularidades do paciente:
Compressas – a ideia é alternar o gelo e o calor para combater a dor e o inchaço. O médico dirá a frequência e a duração.
Analgésicos – indicados para aliviar a dor.
Injeções de corticosteroides (infiltração) – aplicadas em volta do tendão inflamado. Podem ser administradas também na bainha do tendão para ajudar a acabar com os sintomas.
Fisioterapia – há programas de exercícios voltados a esticar e fortalecer o tendão adoecido e os músculos da região.
Terapia de onda de choque – a terapia de onda de choque pode ajudar em casos persistentes.
Cirurgia – opção quando os medicamentos e terapias não surtem o efeito esperado.
Repouso – de nada adianta tomar medicamentos e realizar terapias se o paciente não descansar a região atingida. Por isso, é preciso que a pessoa suspenda a atividade esportiva ou o trabalho repetitivo que gerou a lesão. Há situações mais delicadas em que é preciso parar a atividade definitivamente.
Esses são apenas alguns tipos de tratamento. Não se automedique. Procure um ortopedista, que é o profissional mais indicado para dar o diagnóstico e indicar o melhor tratamento para o seu caso.

Saiba mais sobre o Dr. Lucas Sena


Ele é natural de Brasília/DF. A preocupação em ajudar o próximo foi um dos motivos que o levou a escolher ser médico. Formou-se em Medicina, em 2013, em Paracatu/MG.
Fez Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia no Hospital Regional de Ceilândia/DF (HRC).O Dr. Lucas Sena é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
Atualmente, trabalha na Clínica JK, em Taguatinga, onde dedica-se a atender os pacientes com doenças e deformidades no aparelho locomotor e no músculo esquelético.

Saiba mais sobre a Clínica


A Ortopedia JK é a nova referência de atendimento integral, humanizado e de qualidade. Nela, o paciente encontra, em um único lugar, profissionais de diversas áreas, devidamente capacitados a realizar suporte para diagnóstico e tratamento, por meio de procedimentos modernos.
Por isso, a equipe multidisciplinar da Ortopedia JK um diferencial: o compromisso de promover ao paciente o alívio de dores eventuais e crônicas da forma mais eficaz.
Os especialistas têm à disposição, na própria clínica, uma série de exames que garantem respostas rápidas e seguras a quem está em busca de saúde e qualidade de vida.

Marcações:

Deixe um comentário