Hérnia de disco: 5 respostas importantíssimas sobre isso

Sabia que a hérnia de disco representa 90% dos problemas relacionados à coluna? A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já a Associação Médica Brasileira revelou que 80% das pessoas vão, em algum momento da vida, experimentar a dor lombar.

Ou seja, está na hora de conhecer mais sobre a hérnia de disco e fazer de tudo para preveni-la. O Dr. Alessandro Leite, ortopedista e traumatologista da JK Ortopedia e Clínica da Dor, traz respostas aos 5 principais questionamentos mais frequentes sobre o assunto.

1- O que é a hérnia de disco?
Primeiro, é preciso entender que a coluna do ser humano tem diversos discos intervertebrais, em formato de anel, que servem para impedir e amortecer possíveis choques entre as vértebras. Pode ocorrer que uma dessas estruturas ou parte dela desloque-se e comprima as raízes nervosas que se ramificam a partir da medula espinhal e emergem da coluna espinhal. Isso é a hérnia de disco.

2- Quais as principais causas?
A principal, considerada a grande vilã, é a má postura. É fundamental manter o equilíbrio da coluna não só na posição sentado, mas também quando estiver deitado e ao caminhar. Há ainda outras causas da hérnia de disco:

  • fatores hereditários;
  • carregar e empurrar objetos muito pesados e de forma incorreta;
  • permanecer sentado durante um longo período;
  • obesidade;
  • sedentarismo;
  • atividades de repetição;
  • traumas e outros.

3- O que a pessoa sente quando tem a hérnia de disco?
É comum uma queixa de dor na coluna cervical, lombar ou torácica. Em geral, ocorre na área lombar, passa pelas nádegas, segue pelos nervos localizados nesta região e irradia em outras partes do corpo como braços, pernas e tornozelos. Alguns pacientes relatam também dormência e formigamento nos dedos, mãos, braços e ombros, redução da força nos membros superiores e dificuldade de mexer o pescoço.

Nos níveis mais graves, há registros de alteração dos esfíncteres vesical (urina) e anal (fezes).

Vale ressaltar que há casos assintomáticos.

4- Existe tratamento?
A escolha do tratamento vai depender do tipo de hérnia e das condições do paciente. Quando inicial e considerada leve, o uso de anti-inflamatórios, normalmente, resolve o problema. Caso contrário, há a opção de injeções de corticoides para aliviar a dor. Em último caso, recorre-se à intervenção cirúrgica.
O especialista pode, ainda, orientar sobre a necessidade de incluir no dia a dia atividades físicas, como natação, caminhada e hidroginástica, além de sessões de fisioterapia.

5- Dá para prevenir?
A prevenção é o melhor remédio. A frase pode ser um “clichê”, porém é uma grande verdade. A coluna é uma parte de extrema importância porque oferece a base para a estabilização do corpo. Quer um motivo maior para ter cuidado com ela? Muitos dos casos podem ser evitados com mudanças de comportamento:

  • evite permanecer muito tempo sentado. Após um determinado período, movimente-se, nem que seja com pequenos alongamentos dos membros superiores, inferiores e pescoço;
  • faça exercícios físicos com regularidade;
  • realize atividades físicas sempre sob a orientação de um profissional para evitar movimentos incorretos e carregamento de pesos inadequados para suas características;
  • largue o cigarro. Alguns estudos indicam que o fumo reduz o fluxo sanguíneo para os discos intervertebrais;
  • não exceda seu peso ideal. A obesidade altera o centro da gravidade do corpo e provoca uma tensão bem maior que o normal nos músculos das costas;
  • se houver dor lombar, não se automedique. Procure um ortopedista o mais rápido possível para fazer uma avaliação.
Saiba mais sobre o Dr. Alessandro Leite

Natural de Caçapava, São Paulo, formou-se em Medicina em 2003, na Univalle. Fez Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia no Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO).

No currículo do Dr. Alessandro Leite constam ainda:

  • Especialização em Cirurgia da Coluna Vertebral no Centro Mineiro de Cirurgia da Coluna – Belo Horizonte/MG;
  • Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT;
  • Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coluna – SBC;
  • Preceptor da Residência de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Regional de Ceilândia –DF.
    Há um (1) ano faz parte do corpo clínico da JK Ortopedia e Clínica da Dor.
Saiba mais sobre a Clínica

A Ortopedia JK é a nova referência de atendimento integral, humanizado e de qualidade. Nela, o paciente encontra, em um único lugar, profissionais de diversas áreas, devidamente capacitados a realizar suporte para diagnóstico e tratamento, por meio de procedimentos modernos.
Por isso, a equipe multidisciplinar da Ortopedia JK um diferencial: o compromisso de promover ao paciente o alívio de dores eventuais e crônicas da forma mais eficaz.
Os especialistas têm à disposição, na própria clínica, uma série de exames que garantem respostas rápidas e seguras a quem está em busca de saúde e qualidade de vida.

Deixe um comentário