Será que tenho lombalgia?

Do nada, vem aquela dor na coluna, perto da bacia e bem acima das nádegas, na região chamada de coluna lombar. Já passou por isso? Essa é a lombalgia, também conhecida como “dor lombar” e “dor nos quartos”. No entanto, saiba que não se trata de um incômodo qualquer nas costas e que não é considerada doença, mas um conjunto de sintomas.
Para entender o assunto, é importante conhecer essa área do corpo. Trata-se da parte mais larga da coluna, formada por cinco vértebras (as maiores), e que, por ter essas características, suporta boa parte do peso do corpo e dos movimentos constantes. Quando há uma pressão maior, exige-se mais força de algumas estruturas, como os ligamentos e os discos, e a musculatura entra em processo de fadiga. Resultado: com o tempo, a dor avisa que a lombar enfrenta uma sobrecarga.
O assunto é sério. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgados em 2016, a dor lombar, à época, afetava mais de 80% da população mundial e representava o segundo maior motivo de consultas, sendo que no topo da lista estava a dor de cabeça.
As causas são várias, mas as principais se concentram em erros cometidos no dia a dia:

  • Postura errada enquanto sentado(a) e a permanência nessa posição durante longos períodos;
  • Levantar-se, sentar-se e abaixar-se sem o devido cuidado;
  • Atividades profissionais e exercícios físicos que exigem do corpo um esforço acima do limite;
  • Obesidade;
  • Inflamações e infecções na região (como a artrose, que leva ao processo degenerativo de uma articulação);

Problemas emocionais:

A OMS, em 2016, também alertou que o problema estava entre as maiores causas de afastamento do trabalho. Sem dúvidas, há profissionais de algumas categorias que sofrem um desgaste muito maior da coluna. Entre eles, estão:

  • Motoristas, secretárias, operadores de máquinas e operadores de telemarketing: ficam sentados por horas sem o cuidado necessário com a coluna;
  • Carregadores: levantam e sustentam nas costas objetos muito pesados, como móveis, mármores, granitos, cimento e etc. Nem sempre a pessoa tem estrutura física para suportar a pressão ou conta com orientação e acessórios adequados para realizar o trabalho com mais segurança e sem danificar a coluna. Ao longo do tempo, a sobrecarga leva a dores constantes.
    Nesses casos, só um ortopedista pode realizar um diagnóstico preciso, dizer as principais causas e realizar o tratamento mais adequado para eliminar os sintomas.

Tenha sempre o cuidado de procurar um especialista, principalmente para prescrever medicamentos. Tomar remédios indiscriminadamente, por achar que se trata de uma “pequena dorzinha”, pode agravar a situação e trazer sérias complicações.
(dicas abaixo em um box/retângulo no canto esquerdo)

Dicas:

  • Qual a melhor posição para dormir? De lado, com travesseiros entre os joelhos.
  • Vai levantar da cama? Gire o corpo e levante-se de lado.
  • Precisa abaixar-se? Dobre os joelhos e não a coluna.
  • Vai ficar sentado por muito tempo? Use todo o encosto da cadeira e mantenha os pés totalmente encostados no chão.
  • Suas mochilas são pesadas? Distribua o peso dos dois lados.
  • Vai praticar atividade física? Faça isso com orientação de um profissional.

Saiba mais sobre o Dr. Lucas Sena:

Ele é natural de Brasília/DF. A preocupação em ajudar o próximo foi um dos motivos que o levou a escolher ser médico. Formou-se em Medicina, em 2013, em Paracatu/MG.
Fez Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia no Hospital Regional de Ceilândia/DF (HRC).O Dr. Lucas Sena é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
Atualmente, trabalha na Clínica JK, em Taguatinga, onde dedica-se a atender os pacientes com doenças e deformidades no aparelho locomotor e no músculo esquelético.

Saiba mais sobre a Clínica:

A Ortopedia JK é a nova referência de atendimento integral, humanizado e de qualidade. Nela, o paciente encontra, em um único lugar, profissionais de diversas áreas, devidamente capacitados a realizar suporte para diagnóstico e tratamento, por meio de procedimentos modernos.
Por isso, a equipe multidisciplinar da Ortopedia JK um diferencial: o compromisso de promover ao paciente o alívio de dores eventuais e crônicas da forma mais eficaz.
Os especialistas têm à disposição, na própria clínica, uma série de exames que garantem respostas rápidas e seguras a quem está em busca de saúde e qualidade de vida.

Deixe um comentário